O SEGREDO DOS METEOROS
ILS: QUEDA DE METEORITOS
Os meteoros de grandes dimensões podem não se consumir, e embatem na superfície da Terra. São os meteoritos e o impacto forma crateras. Todos os planetas do sistema solar estão repletos de crateras.
O laboratório virtual de lançamento de asteroides, simula os efeitos dos impactos dos meteoritos com a superfície da Terra.
Selecionar as seguintes condições do asteroide: composição de ouro, diâmetro de 1,5Km, choca com a superfície da Terra, com uma velocidade de 100Km/s, fazendo um ângulo de impacto de 90º. Escolher um local central na Índia (densamente povoado).
No laboratório virtual do lançamento dos meteoritos, escolheu-se a cidade Porto, para todas as experiências e recolheram-se os seguintes dados experimentais: melhora a tabela
Expriências 1 e 2
Nelas os meteoritos apenas diferem no diâmetro. O choque do meteorito de maior diâmetro liberta uma energia superior e, em consequência, provoca um maior diâmetro e profundidade da cratera. Conclui-se que quanto maior é o diâmetro do meteoro, maior é o diâmetro da cratera provocada pelo meteorito e a sua profundidade.
Relacionando os diâmetros das crateras da experiência 2, com as da experiência 1, percebemos a diferença dos efeitos produzidos, pois o diâmetro da cratera 2, é dez vezes superior.
Experiências 1 e 3
Os meteoritos apenas diferem na natureza de que são feitos.
O choque do meteorito de ferro liberta uma energia superior e, em consequência, provoca um maior diâmetro e maior profundidade da cratera. A grandeza física que está na origem destas diferenças é a densidade. A densidade do ferro é maior que a densidade do carvão. Conclui-se que quanto maior a densidade do meteorito, maior serão os efeitos provocados.
Experiências 3 e 4
Nas experiências 3 e 4, os meteoritos apenas diferem na velocidade de impacto, sendo a velocidade do meteorito 4 é cinco vezes superior. A energia libertada pelo impacto do meteorito de maior velocidade, provoca uma maior cratera e uma maior profundida. Conclui-se que quanto maior é a velocidade de impacto do meteorito, maior é o diâmetro da e a sua profundidade.
Experiências 2 e 5
Nas experiências 2 e 5, as condições iniciais dos meteoritos apenas diferem no ângulo de impacto com a superfície da Terra. A energia libertada é a mesma, conclui-se que quanto menor for o ângulo de impacto com a superfície da Terra, menor é o diâmetro e a profundidade da cratera formada.