O SEGREDO DOS METEOROS
ILS: OS METEOROS E AS SUAS TRANSFORMAÇÕES
No laboratório virtual de atrito, mover e tocar as duas superfícies horizontalemente.
Pode concluir-se que, quando duas superfícies se friccionam entre si, aquecem. Quanto maior for a vibração das partículas, maior é a temperatura.
Se a velocidade de um meteoro for da ordem de 45 km/s, geram-se temperaturas que variam de 3000°C até cerca de 7000°C, dependendo dos materiais que compõem o meteoro. À medida que o meteoro entra na atmosfera, ele começa a aquecer devido ao atrito com os gases da atmosfera terrestre. Esse aquecimento pode ser tão intenso, que o meteoro pode chegar a sublimar-se completamente.
O aquecimento ioniza os gases presentes na atmosfera, criando um rasto de luz brilhante (a energia calorífica transforma-se em energia luminosa). São as chamadas estrelas cadentes.
Nos vídeo observa-se o impacto de um meteorito na água, que provoca a sua subida na vertical. Na horizontal há uma onda de choque, que se desloca até à areia e a coloca em movimento.
COMO DESCOBRIR A COMPOSIÇÃO DE UM METEORITO?
Os meteoritos são muito importantes para ajudar a descobrir a composição do cosmo.
1 - ESTUDO LABORATORIAL DOS PONTOS DE FUSÃO
Colocando uma pequena porção de um meteorito, num forno de alta temperatura e consultando as tabelas dos pontos de fusão dos elementos químicos, pode identificar-se a substância ou substâncias de que são formados os meteoritos.
Tabela dos pontos de fusão aqui.
COMO DESCOBRIR A COMPOSIÇÃO DE UM METEORITO?
2- ESTUDO LABORATORIAL DA DENSIDADE
A densidade é uma grandeza física que permite determinar as substâncias de que os meteoritos são compostos.
Pela determinação laboratorial da densidade, e consultando tabelas de densidade dos elementos químicos
pode identificar as substâncias de que são compostos.