RUÍDO E ESTRATÉGIAS DE COPING
AS HORMONAS E O STRESS
ADRENALINA - C9H15NO3
HORMONA DA FUGA OU DA LUTA
Adrenalina ou epinefrina é uma hormona produzida na glândula adrena e libertada na corrente sanguínea, que tem a função atuar sobre o sistema cardiovascular e manter o corpo em alerta para situações de fortes emoções ou stress, como luta, fuga, excitação ou medo…
BENEFÍCIOS DA ADRENALINA
-
Aumenta os batimentos cardíacos e da pressão arterial melhorando o fluxo de sangue para diversos órgãos e músculos;
-
Melhora da atividade cerebral, criando reações mais rápidas, ganho de memória imediato e capacidade de trabalho em alto desempenho;
-
Acelera a frequência de respiração por meio da abertura dos brônquios, importantes para o sistema respiratório funcionar melhor;
-
Produz de energia extra, pela transformação da glicogénio e gordura em açúcares, o que ajuda na capacidade de movimentação;
-
Diminui o processo da digestão, para que o corpo evite gastar energia desnecessária;
-
Aumento da produção de suor, o que ajuda no arrefecimento do corpo e, por consequência, do seu funcionamento.
CORTISOL - C21H30O5
HORMONA DO STRESS
Cortisol é uma hormona produzido na glândula suprarrenal e é responsável por auxiliar o organismo a controlar o stress, contribuindo também para o funcionamento do sistema imunológico, mantendo a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue constantes.
BENEFÍCIOS Do cortisol
-
Quando em níveis normais, ele é importante para o controle dos leucócitos (glóbulos brancos) e, por isso, ajuda a manter a imunidade alta e tem ação anti-inflamatória
-
Quando em níveis normais, ele é importante para o bem-estar mental, afastando a sensação de cansaço, deixando-nos mais animados e fortalecidos para encarar as tarefas do dia a dia.
-
Manter constantes os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial.
Obesidade
Insónias
DOPAMINA - C8H11NO2
HORMONA DA felicidade
A dopamina é produzida nos neurónios dopaminérgicos. A dopamina é um neurotransmissor, moléculas responsáveis pela comunicação das células no sistema nervoso, formado com base na tirosina, um aminoácido, relacionado com diversas funções do nosso organismo, incluindo a sensação de prazer e o humor.
FUNÇÕES:
-
controle motor;
-
atenção, cognição, memória;
-
algumas funções endócrinas
-
capaz de aliviar a dor.
SEROTONINA - C10H12N2O
HORMONA DA felicidade
A serotonina é um neurotransmissor, produzida nos neurónios e nos intestinos. No cérebro, ela é responsável por estimular o chamado sistema serotoninérgico, relacionado ao nosso humor, bem-estar e felicidade.
REGULA:
-
humor;
-
ansiedade;
-
sono e memória;
-
apetite;
-
ritmo cardíaco;
-
temperatura corporal;
-
sensibilidade e vida sexual
-
funções cognitivas.
-
a circulação sanguínea e a integridade cardiovascular
A DEPRESSÃO, CONSEQUÊNCIA DO STRESS CRÓNICO
A síntese de dopamina e de serotonina, necessita de uma concentração importante dos seus aminoácidos precursores, ou seja a tirosina e o triptofano. Além de provocar um cansaço geral do organismo, o cortisol libertado em excesso durante um stress prolongado perturba a síntese de neurotransmissores essenciais para o bem-estar, nomeadamente a serotonina e a dopamina, envolvida no humor e no prazer. A sua diminuição pode provocar depressão com uma perda de prazer e de entusiasmo, alterações no apetite, no sono e um cansaço geral.
O stress crónico provoca a libertação em excesso das hormonas cortisol e adrenalina, que reduzem o calibre dos vasos e, a longo prazo, potencializam o risco de hipertensão e arritmias cardíacas e ataques cardíacos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que a depressão será
a doença mais comum do mundo até 2030.