top of page

Distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento mental intenso, cuja causa está intimamente ligada à vida profissional.

STRESS

“O stress é uma resposta fisiológica e comportamental normal a algo que aconteceu ou está para acontecer, que nos faz sentir ameaçados ou que, de alguma forma, perturba o nosso equilíbrio.

Abrange as reacções emocionais e cognitivas às ameaças e desafios inerentes ao quotidiano e aos acontecimentos de vida. Incluem-se aqui não apenas os agentes de ordem individual, mas também os cataclismos e as condições ambientais mais continuadas - como os vários tipos de poluição, como a poluição sonora, que geralmente passam despercebidas até se declararem uma clara ameaça à saúde e ao bem estar”. (Fonseca, António M.)

Homem forçado
Homem forçado

EUSTRESS E DISTRESS

- o stress pode tornar-se um impulso para a resolução de problemas, para estudar para um exame e para o aluno se responsabilizar a passar às diversas disciplinas (eustresse).

 

- o stress pode ter repercussões negativas que promovem o sofrimento e deterioram a qualidade de vida das pessoas, quando não se dispõe de recursos pessoais e sociais para lidar com a situação (distresse)

COMO IDENTIFICAR SINAIS DE STRESS?

Minimalist art.jpeg

relacionais

  • Perda de capacidade para lidar com necessidades e exigências das outras pessoas

  • Impaciência

  • Intolerância

  • Tendência ao isolamento

  • Control excessivo em relação aos outros

  • Desagradável no ambiente familiar

​SÍNDROME DE BURNOUT

Distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento mental intenso, cuja causa está intimamente ligada à vida profissional.

olhos fechados

ESTRATÉGIAS DE COPING

Designam os esforços adaptativos dos indivíduos, ou seja, as estratégias que se utilizam para lidar com os agentes indutores de stress. Estas estratégias pretendem resolver, tolerar, reduzir ou minimizar as exigências da relação de stress, tornando-as mais favoráveis e assegurando o bem- estar pessoal.

 

AS TÉCNICAS CLÁSSICAS DE RELAXAMENTO  e de MINDFULNESS, são  utilizadas como estratégia de coping e como forma de combater os efeitos psicofisiológicos do stress e induzem ao relaxamento.
 

RELAXAMENTO

É um estado de reduzida ativação fisiológica que proporciona um elevado descanso corporal e uma grande tranquilidade mental. 

 (Serra,1999; Dias, 20)

Ruído e estratégias de coping

bottom of page