top of page

PRÁTICA INFORMAL DE MINDFULNESS

A prática informal refere-se a utilização das competências de Mindfulness no dia a dia.

PILOTO AUTOMÁTICO

A expressão piloto automático descreve um estado de mente na qual a pessoa age sem a consciência da perceção sensorial do momento presente. A capacidade que temos para desempenhar tarefas físicas como conduzir, caminhar ou escrever, enquanto uma parte do nosso piloto automático, é uma importante competência adaptativa.

No piloto automático dividimo-nos em várias atividades em simultâneo, sem colocar a atenção a cada uma delas. Força a nossa atividade cerebral ao limite, elevando o stress cerebral.

Em consequência aumentamos os nossos erros por desatenção; diminui o prazer na atividades rotineiras e deixam de ser estimulantes. 
Quando alcançamos uma sobrecarga de rotinas automáticas, passamos a ter respostas desajustadas às exigências do contexto (explosões de raiva, acessos de choro, ataques de pânico, improdutividade, etc.). O modo automático aumenta o sentimento de solidão e isolamento, pois a nossa mente não se coneta com as pessoas. A capacidade de empatia, conexão afetiva diminui. Este modo sistemático leva-nos à depressão e à ansiedade.

MODO PRESENTE

Mindufulness

é prestar atenção deliberadamente

no momento presente

 de forma imparcial

e sem julgamento

Segundo a terapia baseada no Mindfulness, uma forma de não sobrecarregar o nosso sistema, é simplesmente estar atento, dar atenção a pequenas rotinas do dia-a-dia, como a alimentação, percebemos o piloto automático em que vivemos e, com isso, podemos incorporar pequenas e significativas transformações.

Estar atento é o primeiro passo que nos levará a liberdade de fazer escolhas e estar no comando de nós mesmo frente as mais diversas situações.

- A mente está no presente, conetada às experiências e sensações.

- Sensação de curiosidade, tolerante; 

- Mente relaxada e alerta.

REAPRENDER A LEVAR A CONSCIÊNCIA PARA AS ATIVIDADES 

SAIR DO PILOTO AUTOMÁTICO

ATENÇÃO PLENA NUMA REFEIÇÃO

Experimente comer em silêncio ou sem a distração da televisão ou do telemóvel. Nesta prática leva-se a atenção para sensação do toque, o peso, a aparência, cheiro, as cores, textura, densidade, gosto e reações que o nosso corpo tem cada vez que o alimento estimula um órgão de sentido.

refeição rústica
Higiene das mãos

ATENÇÃO PLENA NUMA atividade
de rotina

Escolha uma atividade de rotina para fazer com atenção plena, pode ser conduzir, cozinhar, tomar banho, escovar os dentes, lavar a louça, estender a roupa, ou qualquer atividade realize diariamente. Realize essa atividade com consciência do esforço que ela exige, das interações que seu corpo tem com o que ele estiver em contato, percebendo quais estímulos estão sendo gerados e como eles são processados.

meditação em movimento

  • Caminhar: Prestar atenção ao mero ato de caminhar, observar as cores da paisagens, os cheiros, os sons, a temperatura...enquanto caminha. Quando a mente se dispersar voltar a prestar atenção ao mero ato de caminhar  e à respiração.

  • Exercício físico - Yoga, Pilates...

Caminhando
calendário de mesa

Usar a mão não dominante

Se é dextro, fazer algo com a mão esquerda; deixa-nos mais alerta para o movimento que fazemos e mais concentrados no  corpo.

É um exercício  para a prática do foco mental.

semáforos vermelhos

Oportunidade para ficar em silêncio, tranquilo e tomar consciência da respiração.

Luzes de trânsito

Ruído e estratégias de coping

bottom of page